SÃO LUÍS - MPMA debate atuação integrada de combate à Covid-19

Ações conjuntas foram debatidas na reunião Evento reuniu promotores de justiça de todo o Maranhão por meio de videoconferência Em reunião re...



DSC 1204

Ações conjuntas foram debatidas na reunião

DSC 1188

Evento reuniu promotores de justiça de todo o Maranhão por meio de videoconferência

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 18, por meio de videoconferência, promotores de justiça com atribuição na área da saúde de todo o Maranhão debateram estratégias de atuação conjunta contra o coronavírus. O objetivo é centrar esforços de prevenção no momento em que os casos de Covid-19 voltaram a aumentar no país.

Ao agradecer a participação dos promotores de justiça, Eduardo Nicolau conclamou todos a se engajarem em um esforço coeso e para defender o direito à saúde e, principalmente, o direito à vida. “Precisamos trabalhar unidos para evitar que esta doença assole mais ainda nossas cidades”, afirmou o procurador-geral de justiça. 

No mesmo sentido, a corregedora-geral do MPMA, Themis Pacheco de Carvalho, lembrou que a sociedade precisa de uma atuação una e indivisível do Ministério Público. “O interesse público se sobressai, daí a necessidade de alinhar posicionamentos e atuações”, pontuou.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caop Saúde), Ilma de Paiva Pereira, destacou que vivemos um novo momento da pandemia com a disseminação de uma nova cepa do vírus em Manaus e o risco de disseminação para outras cidades requer protocolos sanitários rígidos. “A população está cansada e a economia também. É preciso uma atuação uniforme, resolutiva, efetiva e corajosa”.

Em seguida, ela detalhou aos participantes o conteúdo de um ofício do Caop Saúde encaminhado aos promotores de justiça com atribuição na área. O documento destaca que os dados epidemiológicos sinalizam uma possível segunda onda de disseminação e transmissão comunitária do novo coronavírus no país, que pode ter sido agravada pelas festas de final de ano. “Esse crescimento possivelmente reflete a flexibilização das medidas de distanciamento social, a retomada de atividades não essenciais, o descumprimento dos protocolos sanitários e as aglomerações”.  

PROVIDÊNCIAS E INFORMAÇÕES

 O Caop Saúde indicou aos membros do MPMA que solicitem providências aos prefeitos e gestores de suas comarcas sobre os seguintes pontos: atualização do Plano Municipal de Contingência contra o coronavírus, considerando o atual cenário epidemiológico; realização de inventário semanal dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos disponíveis em cada um dos estabelecimentos assistenciais de saúde sob gestão municipal. As informações devem ser encaminhadas semanalmente às Promotorias de Justiça.

Outra solicitação é que o Poder Executivo municipal encaminhe planilha com a relação de profissionais de saúde afastados, bem como a lista daqueles que se encontram em atividade no município, devendo informar se houve redução do quantitativo de profissionais de saúde em razão da Covid-19 (afastamento por pertencer a um grupo de risco ou de contaminação ou suspeita pela doença).

O Caop Saúde sugere, ainda, aos promotores de justiça que solicitem o inventário semanal dos medicamentos utilizados pelo município para atendimento aos pacientes com Covid-19, tanto nos casos leves quanto aqueles que demandam hospitalização. As respostas devem ser repassadas ao Ministério Público com a mesma periodicidade.

O MPMA quer saber se o gestor vai expedir novo decreto de anormalidade (emergência ou calamidade pública). Também foi pedido aos titulares das Promotorias de Justiça com atribuição na saúde que solicitem aos gestores a elaboração do Plano Municipal de Vacinação contendo dados sobre o planejamento da campanha e informações sobre o sistema de refrigeração a fim de garantir o correto armazenamento dos imunizantes.

“Precisamos garantir em todas as comarcas a integridade, ou seja, conservação das vacinas nos municípios. Por isso, é tão importante que haja um plano de imunização municipal e a refrigeração das doses seja mantida de forma adequada” explicou a promotora de justiça da Saúde de São Luís, Glória Mafra.

Além disso, ela chamou a atenção para que os promotores de justiça trabalhem para que o controle e o registro das pessoas vacinadas seja respeitado, com informações sobre o lote da vacina e o nome da pessoa imunizada a fim de apurar e identificar as causa de possíveis eventos adversos. “É extremamente importante que os dados das pessoas vacinadas sejam preenchidos no sistema do Ministério da Saúde e esta atividade é de responsabilidade de cada município”.

O diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), José Márcio Maia Alves; e a chefe de gabinete da Corregedoria-Geral do MPMA, Alessandra Darub, participaram da reunião

Redação: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)

Fotos: Poliana Ribeiro (CCOM-MPMA)



Nome

.,1,#destaque,47,#estados,24,#oportunidade,16,#policial,99,Achado cadavérico,31,acidente,762,acidente aero,5,aniversário,76,Assalto,78,Assassinato,151,Auxílio,1,Balsas,1,bandidos,17,Barbaridade,1,BR- interditada,1,Brasil,1,câmara,4,cidade,1,civil,1,condutor,1,construção,2,Conveção,1,covid,38,Covid-19,3,covid#,37,crime,10,Crimes,2,cultura,1,Cursos,1,Davinópolis.,1,decreto,1,Demora,1,Desabrigados,1,desaparecido,9,destaque,4659,Destaque/,1875,Destaque/ Homicídio,58,Destaque/acidente,25,Destaque/homicídio,62,Destaque/policial,2,Destaque/polícial,128,Destaque/política,118,destaque#,44,DESUMANO!!!,1,droga,48,Drogas,1,empresa,1,entretenimento,104,entretenimento#,49,Esfaqueado,7,especial,1052,ESPORTE,3,estados,24,estados#,24,EXECUÇÃO,5,Fatalidade,1,Fonte Imirante Imperatriz.,3,Furto,2,Governo,1,Homicídio,121,Homicídio Destaque,8,Hospital,1,imperatriz,3,incêndio,17,Justiça,1,lazer,1,maranhão,2,morte,769,Negociação,1,notícias,13,Novos casos,1,Obras,1,Operação,1,oportuidade#,15,oportunidade,16,OPORTUNIDADES,10,Parabéns,30,Parceria,1,policia,214,polícia,734,policial,1326,policial#,50,politica,397,política,1003,política/,9,política/policial,3,polítical,12,político,14,praia,1,Pregão,1,Prisão,2,Projeto,2,q,1,Reforma,1,Resgate,1,Roubada,1,roubo,162,saudade,2,saúde,4,show,79,tiro,75,trabalhadores,1,tragédia,3,trânsito,1,Trecho,1,Tristeza,3,vídeo,1,violência,2,Violência sexual,6,Visita,2,z,5,z-acidente,70,Z-aniversario z-destaque,4,z-covid,76,z-destaque,616,z-destaque z política,1,z-destaque z-acidente,4,z-destaque z-covid,5,z-destaque z-morte,37,z-destaque z-policial,13,z-destaque z-politica,1,z-destaque z-poltica,1,z-entretenimento,66,Z-esporte,2,z-estados,35,z-Grajau,1,z-Imperatriz,6,z-justiça,25,z-oportuidade,19,z-policial,254,z-policial z-justiça,1,z-politica,251,z-trãnsito,10,z-tranzito,5,
ltr
item
Blog ASMOIMP: SÃO LUÍS - MPMA debate atuação integrada de combate à Covid-19
SÃO LUÍS - MPMA debate atuação integrada de combate à Covid-19
https://www.mpma.mp.br/arquivos/COCOM/imagens/2021/JANEIRO_/DSC_1204.JPG
Blog ASMOIMP
https://www.asmoimp.com.br/2021/01/sao-luis-mpma-debate-atuacao-integrada.html
https://www.asmoimp.com.br/
http://www.asmoimp.com.br/
http://www.asmoimp.com.br/2021/01/sao-luis-mpma-debate-atuacao-integrada.html
true
5545505767309202120
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts VER MAIS Leia mais Reply Cancel reply Deletar Início PÁGINAS ARTIGOS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO BUSCAR TODOS OS ARTIGOS Not found any post match with your request Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado de Janeiro de de Fevereiro de de Março de de Abril de de Maio de de Junho de de Julho de de Agosto de de Setembro de de Outubro de de Novembro de de Dezembro de de Janeiro de de Fevereiro de de Março de de Abril de de Maio de de Junho de de Julho de de Agosto de de Setemro de de Outubro de de Novembro de de Dezembro de just now 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais de 5 semanas atrás Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content