Assembleia

quarta-feira, 31 de maio de 2023

Alema lança Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Regularização Fundiária

 


A Assembleia Legislativa do Maranhão lançou, na tarde desta terça-feira (30), no Auditório Neiva Moreira, a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária, proposta pelo deputado Júlio Mendonça (PCdoB). A iniciativa representa um marco para o envolvimento da Casa com as ações relativas ao fortalecimento da agricultura familiar na atual legislatura.

O evento contou com a presença de parlamentares, representantes de movimentos sociais, do governo estadual e de outros segmentos da sociedade. Estavam presentes os deputados Carlos Lula (PSB), Fernando Braide (PSD), Ricardo Arruda (MDB), Júnior Cascaria (Podemos), Zé Inácio (PT), Rafael (PSB) e Rodrigo Lago (PCdoB).  O ato de lançamento teve apresentação de brincantes do Boi de Maracanã, comandados pelo cantador Ribinha de Maracanã.



Participaram, ainda, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Paulo Casé, o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), Cauê Ávila Aragão, e o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Sandro Montenegro. Também foram convidados a secretária de Política Agrícola da Fetaema, Lígia Daiana Alves, e a dirigente do Movimento Sem Terra (MST), Vânia Ferreira, entre outros.

O deputado Júlio Mendonça ressaltou que a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Rural, da Agroecologia e da Regularização Fundiária discutirá várias pautas importantes, desde a regularização fundiária até a segurança alimentar.

“É uma iniciativa que beneficiará, acima de tudo, os agricultores, que terão no Parlamento um parceiro nessa luta. Nós faremos debates regionalizados com prefeitos, vereadores e líderes de movimentos sociais, os quais serão parceiros de referência e norteadores das nossas ações. Além dos debates regionais, faremos visitas a vários órgãos para tratar de assuntos que vão do crédito à assistência técnica”, informou Júlio Mendonça.

O ponto alto do lançamento foi a palestra proferida pela diretora da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, Loroana Santana. Ela frisou, entre outras coisas, que a agricultura familiar move o país, pois coloca comida na mesa da população. “Nós estamos em um dos estados mais rurais do Brasil, pois 37% da população vive no campo. Logo, é um tema extremamente importante para a sociedade. Agora, teremos essa Frente Parlamentar para que some esforços com as demais esferas da sociedade no sentido de que possamos ter uma agricultura familiar cada vez mais fortalecida e reconhecida”