Assembleia

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Reeleição de Iracema Vale à presidência da Assembleia Legislativa já tem apoio de 33 deputados

 


PROJETO DE RESOLUÇÃO DE AUTORIA DO DEPUTADO ANTÔNIO PEREIRA FOI PROTOCOLADO NESTA QUINTA-FEIRA, 25, E ANTECIPA A VOTAÇÃO NA CASA – QUE SÓ OCORRERIA EM FEVEREIRO DE 2025 – PARA O DIA 20 DE JUNHO DESTE ANO



A deputada Iracema Vale (PSB) deve ser reeleita presidente da Assembleia Legislativa no próximo dia 20 de junho para um novo mandato como chefe do Poder Legislativo, que vai de 2025 a 2027.

Para garantir esta reeleição ela já tem apoio de 33 deputados, que subscreveram o Projeto de Resolução de autoria do colega Antônio Pereira (PSB) estabelecendo a nova data da eleição.

Iracema foi eleita há apenas três meses para presidir a Assembleia. Na prática, o projeto de Pereira vai garantir a ela mais dois anos de mandato exatamente 21 meses antes de terminar o primeiro.

O Projeto de Resolução deve ser apreciado na Assembleia já na semana que vem; e deve ser aprovado por unanimidade, apesar de não contar com a assinatura de nove parlamentares.

A reeleição de Iracema na Assembleia já vinha sendo discutida nos bastidores desde que ela tomou posse, em fevereiro. A articulação é do próprio governador Carlos Brandão (PSB), que quer incluí-la na sua linha de sucessão em 2026.

A garantia de permanência da deputada na chefia do Poder Legislativo até 2027 é a primeira etapa de um projeto de poder de Brandão, que passa pelas eleições municipais.

E influenciará diretamente o futuro político do próprio governador…

Fonte: Marco D’ Eça